ArtigosMídia paga como aliado dos negócios

Mídia paga como aliado dos negócios

Cada vez mais presente nas estratégias de comunicação, a mídia online é uma das principais ferramentas da publicidade moderna e mais valorizada, ainda, com a transformação digital.

Construir uma marca na internet é um processo gradativo. Depende de visibilidade, engajamento e reputação. Para conquistar o público-alvo é preciso estratégia, estudo e planejamento, que envolvem desde conteúdo constante de qualidade, direcionado à persona que se quer atingir – marketing de conteúdo, ou content market –, à oferta da melhor experiência ao usuário (User Experience, ou UX).

Num ambiente digital competitivo, e quando as pessoas têm mais pressa e mais opções de escolha, destacar-se frente à concorrência é um trabalho que requer criatividade, conhecimento do seu público, do seu mercado e, ainda, domínio das novas tecnologias aplicadas à mídia online.

A exposição orgânica é o nome que se dá quando uma plataforma, site ou aplicativo recebe visitas de forma voluntária, por meio de pesquisas, indicações e outras formas de divulgação que podem ser comparadas ao antigo “boca a boca”. Esse é o caminho mais lento para atrair e engajar pessoas.

Entre as ferramentas e métodos disponíveis para ajudar pessoas e empresas a aumentarem sua audiência na Internet estão as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que, como diz o nome, melhoram posição de sites em motores de busca, como o Google e Bing. Mas, se você tem pressa de resultados, a mídia paga é uma solução assertiva e totalmente personalizada para atender seus objetivos.

O que é mídia paga

Quando você compra espaços de comunicação para promover uma marca, produto ou serviço, está investindo em mídia paga. É uma alternativa publicitária que inclui desde anúncios impressos em jornais, revistas, rádio e TV até as mais modernas formas de ampliar a exposição na web, especialmente em sites, mecanismos de busca e redes sociais.

Com custos aderentes a diferentes budgets e níveis capilares de personalização, a mídia paga online funciona no modelo Pay Per Click ou PPC – custo por clique – e se tornou parte integrante de estratégias de marketing digital e Inbound Marketing das empresas interessadas em alcançar resultados em tempo menor.

Os links patrocinados são um caminho para incrementar o tráfego pago, atraindo acessos e convertendo cliques em leads ou vendas. Outra estratégia que se pode lançar mão para conseguir mais interações é aumentar o alcance de publicações nas redes sociais (como Facebook, Instagram e LinkedIn) com o impulsionamento de conteúdos em diferentes formatos.

Impulsionar, ou dar um “boost” nas postagens faz com que ela chegue diretamente a quem se quer alcançar no feed de notícias. Isso inclui textos, imagens, vídeos, banners, jogos, landing pages e outros tipos de materiais digitais.

Plataformas de tráfegos pago

Há duas décadas, quando ainda nem se pensava em como a transformação digital iria mudar os rumos da comunicação, o Google já vislumbrava maneiras de oferecer anúncios online com personalização de público e relatórios de tráfego. Nascia, assim, em outubro de 2000, o Google Ads, que até hoje segue como principal plataforma de anúncios online, seguido de perto pelo Facebook Ads.

Além do Google Ads e do Facebook Ads existem dezenas de outras plataformas, como o LinkedIn, voltada a conteúdos mais profissionais e corporativos. Antes de escolher uma plataforma para anunciar, é muito importante ter em mente qual é a mensagem a ser compartilhada e qual é o target que se busca atingir, sobretudo em mídias sociais, onde, ao contrário dos motores de pesquisa que trabalham com palavras-chave, os conteúdos podem ser segmentados por interesses, comportamentos, faixa etária e geolocalização, entre outros parâmetros conduzidos por algoritmos.

Dicas de sucesso em campanhas de mídia paga

Como você pode observar, a mídia online é bem mais complexa do que os tradicionais espaços publicitários, oferecidos em jornais e revistas impressos, rádios ou televisão. Enquanto a mídia paga nesses meios de computação é engessada – anúncios em vídeo para TV, em áudio para rádio e impressos para jornais e revistas, o mundo digital abre um leque imenso de possibilidades em ambientes multiplataforma e omnichannel.

Num país com mais de 152 milhões de pessoas conectadas, com diferentes interesses, gostos, orçamentos, anseios e hábitos de consumo, o sucesso de uma campanha de mídia paga é fruto da avaliação de público e de cenários, por meio de análises de tráfego e ferramentais de analytics.

Se você quer saber mais sobre como colocar sua marca em evidência na web, fale conosco! A TNN é uma empresa que nasceu para trazer soluções de comunicação para empresas que buscam expandir e consolidar presença no ambiente online. Contamos com times de profissionais especializados em conhecer o negócio e desenvolver campanhas totalmente alinhadas com o perfil do cliente e do seu público-alvo. Entre em contato conosco e saiba como podemos alavancar sua marca na web!

Subir Arraste View