ArtigosSua marca no topo das páginas de buscas com técnicas de SEO

Sua marca no topo das páginas de buscas com técnicas de SEO

Ferramentas de otimização ajudam plataformas a melhorarem a exposição na internet e nos motores de busca, saiba como!

Empresas que estão no topo das listas em mecanismos de buscas têm mais chances de fechar negócios. Existem estratégias que ajudam as companhias a ganharem posições melhores em pesquisas na web de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar para subir no ranking. Esse post vai explorar o poder das ferramentas de otimização – conhecidas como técnicas de SEO – e destacar sua importância num cenário de transformação digital.

O que são motores de busca e como funcionam

Os sites de pesquisa são sistemas online que buscam informações armazenadas em servidores de Internet. O Google é o mais utilizado em todo o mundo (o Brasil responde pelo segundo maior tráfego da plataforma, preferida por 92,5% dos internautas brasileiros), seguido por Yahoo, Bing, ASK e AOL. Juntas, as cinco maiores plataformas do gênero somam bilhões de acessos mensais.

Além desses, existem muitos outros portais que oferecem diferentes tecnologias para pesquisas, entre rastreio (buscadores hierárquicos), integração com outros sites de pesquisa (metabuscadores) e links agrupados por categorias (diretórios).

Quando fazemos uma busca na Internet, utilizamos palavras-chave associadas ao assunto que nos interessa e geramos listas de resultados que podem chegar a centenas ou milhares de respostas. Essas páginas que trazem links e outras informações são conhecidas pela sigla SERPs – Search Engine Results Page.

Elas são o segredo para determinar o posicionamento orgânico, ou a soma dos visitantes que são atraídos espontaneamente às plataformas digitais, seja um site, um aplicativo ou um perfil de rede social.

Como subir no ranking e atrair visitantes de forma espontânea

É possível otimizar o rankeamento orgânico – posição nos motores de busca – com o uso de técnicas e ferramentas que envolvem tecnologia, conteúdo e autoridade para atrair mais visitantes. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) potencializam o alcance de conteúdos, ajudando no direcionamento dos algoritmos que organizam as SERPs.

O SEO, traduzido em português como otimização de mecanismos de busca, é um conjunto de práticas que devem ser aplicadas com foco no core business e no público-alvo da empresa. É preciso levar em conta o comportamento do mercado e do consumidor para se desenhar uma estratégia de SEO aderente ao modelo de negócio e atraente ao consumidor almejado.

Diversos caminhos on-page e off-page levam uma marca a ampliar sua visibilidade orgânica na internet. Entre eles, podemos destacar presença no Google Maps, URLs amigáveis, links internos, backlinks e tags de metadados bem estruturadas, entenda:

Tags de Metadados fortalecem alcance do conteúdo

O Google utiliza cerca de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags tem um papel muito importante nesse cenário. Entendemos por meta tags, ou tags de metadados, trechos de textos que abastecem os mecanismos de busca, como títulos, descrições (meta description) e as conhecidas palavras-chave, ou hashtags, simbolizadas pelo # (jogo da velha).

Tags fortes associadas a conteúdos de qualidade, relevantes para o mercado e o público esperado, são capazes não só de atrair como fidelizar usuários, elevando as métricas de navegação e engajamento, critérios que também são decisivos no rankeamento e no posicionamento orgânico.

URL amigáveis

Endereços eletrônicos fáceis de digitar e memorizar também fazem diferença no rankeamento, ou seja, links curtos e descritivos causam melhores resultados nos mecanismos de busca. Uma dica para construir um endereço web amigável é suprimir palavras de ligação, como artigos e preposições e ir direto ao ponto. Também é possível reforçar a URL com uma palavra-chave, amplificando o potencial de acessos.

Estratégia de backlinks e links para conteúdos internos

Em outra frente, a utilização de links para determinado portal, a partir de diferentes sites externos, ou a construção de conteúdos internos que remetam a outros materiais contidos na mesma página, ajudam na construção da autoridade, estabelecendo uma maior relação de confiança com o usuário.

Quando fazemos o direcionamento de um site externo para a página da organização, por meio de um link, criamos um backlink, tática fundamental em estratégias de SEO, uma vez que a qualidade e o número de backlinks são considerados pelos motores de busca, inclusive o Google, como fator de rankeamento. Na prática, eles “entendem” os redirecionamentos como “indicações”.

Outra possibilidade é “linkar” conteúdos internos em páginas do mesmo site. Desta forma, os links reafirmam a relevância do assunto abordado e reforçam a ideia de que você tem informações complementares ou um aprofundamento do tema a oferecer.

Se você acredita que uma estratégia de SEO, com as melhores ferramentas analíticas do mercado e conteúdo desenvolvido por profissionais especializados em comunicação digital pode ajudar sua empresa a crescer, saiba como a TNN ajuda sua empresa a ampliar o potencial de negócios! Você também pode visitar nosso blog e conhecer outras formas de aumentar o tráfego e o engajamento do seu site! Fale com nossos especialistas.

Subir Arraste View