ArtigosGestão e estratégias de mercado: como o marketing humanizado vai transformar o mercado B2B

Gestão e estratégias de mercado: como o marketing humanizado vai transformar o mercado B2B

Humanização ajuda na definição de novos posicionamentos da marca e na venda de produtos e serviços

Os números comprovam: a cada dia mais pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar, aprender e comprar. Segundo a TIC Domicílios 2021, pesquisa que estuda as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas residências brasileiras, apontou que há cerca de 152 milhões de usuários de internet no Brasil, o que corresponde a 81% da população acima de 10 anos no país. O número representa um aumento de 7% na comparação com 2019 e o maior índice de crescimento dos 16 anos da série histórica. Um estudo recente realizado pelo Statista, banco internacional de estatísticas, levantou uma lista com as 20 nações que mais possuem usuários conectados nas redes sociais. O Brasil ocupa a 5ª posição do ranking. A mesma publicação fez uma previsão de que até o final de 2026, esse número chegue a quase 185 milhões de pessoas. O que equivalerá a pouco mais de 87% da população brasileira. Diante deste cenário, a presença digital de uma marca transforma-se em exigência e definir estratégias de marketing digital mais eficientes se torna imprescindível.

Uma presença digital bem sucedida precisa ser estratégica, o que requer planejamento e métricas. Uma das estratégias é a do marketing humanizado. Com o intuito de estabelecer uma conexão com os clientes, a humanização do marketing faz com que a comunicação entre consumidores e empresas se dê de forma empática, desenvolvendo uma relação de proximidade entre ambos, e criando um relacionamento por meio de uma comunicação sincera. A estratégia ganha popularidade em um contexto no qual os clientes não querem apenas adquirir um produto ou serviço, mas se conectar com as empresas que produzem o que eles consomem, conhecer seus valores e ter uma boa experiência no processo de compra.

Criar um relacionamento com o cliente é um conceito que representa a conexão entre a empresa e a sua persona. É uma estratégia que engloba todo o ciclo de vendas e tem o objetivo de encantar e fidelizar clientes. Para ganhar de vez o consumidor, recomenda-se ser empático, investir na confiança, resolver os problemas rapidamente, estar atento ao feedback e investir em promoções exclusivas.

Se relacionar de forma autêntica e conquistar a confiança do consumidor é a melhor maneira de atrair e fidelizar clientes. E ter empatia, conectando-se com as dores do público, agindo de maneira ética, passa a ser essencial para quem deseja humanizar suas marcas. Sendo assim, o marketing humanizado ganha espaço e já está presente em ações de comunicação e publicidade. Especialmente nos negócios B2B (do inglês Business to Business, “de Empresa para Empresa” ou de “Negócio para Negócio”), ferramentas de marketing humanizado ajudam no posicionamento da marca no mercado, na venda de produtos e serviços, e são grandes aliadas na hora de projetar e organizar estratégias de marketing digital.

Modelo de negócio que diz respeito a qualquer transação de venda e compra de produtos e serviços entre empresas, o B2B pode ser de diversas naturezas. O marketing humanizado, que já era tendência, ganhou destaque nesses tempos de crise e incertezas da pandemia da Covid-19, nos quais as interações empáticas se tornam essenciais para construir um bom relacionamento com a clientela.

O mercado sofreu mudanças e hoje não basta ter o preço mais atrativo, os melhores produtos ou serviços de referência. Mais do que adquirirem algo, as pessoas desejam se conectar com ideias, compartilhar interesses e fazer parte de uma rede de relacionamentos que faça sentido para elas. A ideia é encontrar propósito no consumo e se conectar com marcas e empresas igualmente comprometidas. Isso vale tanto para o mercado B2C quanto para o B2B, afinal, quem está por trás das negociações são seres humanos.

O ambiente digital revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e consomem. Humanizar a comunicação, o processo de vendas e estabelecer uma relação com o público faz parte da configuração deste novo mercado e as organizações precisam acompanhar a mudança.

Dados coletados pelo Social Media Trends 2019 mostram que cerca de 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Em um contexto mundial, 87% dos profissionais de marketing B2B já usam as redes para se conectar e oferecer conteúdo relevante.

A experiência do cliente com a marca é o caminho do sucesso nos negócios e nas ações de marketing e vendas. Se levarmos em consideração que no B2B um cliente pode ter diferentes personas, com dores e jornadas de compras diversas, conseguimos entender melhor a importância do marketing humanizado, pois, dentro do mesmo segmento, falamos com pessoas diferentes.

É preciso incentivar conexões e usar os canais digitais de maneira estratégica, nunca deixando de lado as oportunidades de interação presenciais. Ações presenciais são tão importantes quanto as remotas, pois a humanização envolve contato, presença e diálogo.

O primeiro passo para aplicar o marketing humanizado e obter sucesso nos negócios é montar um planejamento de comunicação que contemple interesses e necessidades do público-alvo e apostar no marketing de conteúdo. Criar conteúdo humanizado nada mais é do que ter a visão do cliente, se colocar na perspectiva dele.

Uma base de dados bem estruturada também é fundamental para ajudar a empresa a criar uma comunicação customizada, com um conteúdo relevante e atrativo. O uso das redes sociais e os e-mails marketing aproximam a marca do público, programando campanhas personalizadas para os grupos-alvo.

Claro que no universo B2B existem outros fatores para o sucesso de um negócio, mas sem dúvida a aplicação de um bom plano de marketing humanizado faz toda a diferença.

Se você quer ter mais informações sobre marketing humanizado, um dos conceitos mais propagados nos últimos tempos, e detalhes sobre as estratégias dos negócios B2B, conte com a TNN. A TNN está preparada para acompanhar a jornada digital de empresas de todos os portes, oferecendo serviços personalizados. Visite o nosso blog, consulte especialistas e conheça um pouco mais sobre a TNN!

Subir Arraste View