ArtigosGrowth hacking: o que significa e por que ele é tão importante para os negócios?

Growth hacking: o que significa e por que ele é tão importante para os negócios?

Conheça os mecanismos para implementar o conceito de forma inteligente em sua gestão

 

Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se fundamental entender o que é growth hacking (o termo, sem tradução literal, significa “marketing orientado à experimentação”), mentalidade de gestão voltada para o crescimento, que deve ser incorporada à cultura organizacional.

O growth hacking é uma forma de fazer marketing com base em estudos de oportunidades e aplicação de testes. De forma geral, atua-se a partir de hipóteses e experimentos visando resultados rápidos para a empresa.

Funciona como uma estratégia de marketing, através da aplicação de análises para descobrir a melhor maneira de atingir as metas e melhorar a performance de uma empresa no mercado. O profissional que segue essa estratégia faz uma análise da situação desde o ponto onde a empresa está até onde deseja chegar.

O crescimento acelerado é o objetivo principal do growth hacking. Para alcançar esse objetivo utiliza-se a metodologia growth hacking, com foco em testes, na otimização de conversões e no growth mindset (mentalidade de crescimento).

A metodologia growth hacking é baseada em uma rotina de testes rápidos e conclusivos — bons ou ruins. Ou seja, sem testes não há aprendizado e muito menos resultados. A etapa de testes do growth hacking é o momento de colocar em prática todas as hipóteses levantadas por meio de ações estratégicas. Com os testes, obtém-se o maior número de resultados antes de se alcançar o resultado final.

Existem dois tipos de testes: de descoberta (ou iniciais), aqueles feitos para arriscar em busca de uma solução inovadora, com a meta de alcançar determinados objetivos; e testes de otimização, feitos para aprimorar os testes de descoberta que apresentaram melhor resultado e aceitação.

A etapa dos testes não é só de análise, mas também de aprendizado. Toda vez que se realiza um teste, aprende-se algo novo, mesmo que o resultado alcançado não seja o esperado. Através dos testes e análises a estratégia vai sendo adaptada para alcançar o sucesso na realização dos objetivos.

Promover brainstorming com os integrantes de uma empresa é outra etapa fundamental para a execução do growth hacking, por ser a maneira mais eficaz de obter múltiplas ideias sobre as variadas áreas de conhecimento existentes dentro de um negócio. Um brainstorm pode ser realizado através de uma reunião com toda a equipe da empresa, por exemplo, onde o ideal é que cada um dos integrantes ofereça ideias sobre as metas propostas.

Estratégia que ajuda a garantir a implementação da transformação digital do seu negócio, além de potencializar resultados, o growth hacking é um subcampo do marketing, referido como um processo e um conjunto de habilidades interdisciplinares (digitais).

Existem algumas diferenças entre o growth hacking e o marketing tradicional. Enquanto o growth hacking busca prioritariamente o crescimento, os modelos tradicionais estão mais preocupados com um valor de marca e um planejamento extensivo. Com relação às expectativas, enquanto os modelos de marketing tradicional antecipam necessidades de um grande público, os negócios guiados pelo growth hacking, na maioria dos casos, atendem a expectativas após o lançamento de seu produto.

Uma equipe de growth hacking é composta por profissionais de marketing, desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produto que se concentram especificamente em construir e engajar a base de usuários de uma empresa. A partir do levantamento de hipóteses, modelagem básica de uma solução e avaliação dos resultados, a empresa confirma ou exclui uma estratégia de otimização de processos, produtos ou comunicação.

Growth mindset é a forma de pensar das pessoas que buscam constante aprendizado, melhoria contínua e desenvolvimento de novas habilidades. Seja qual for o negócio, ter um growth mindset auxilia no aprimoramento dos processos de tomada de decisão com base em dados.

Profissionais com growth mindset são persistentes diante dos obstáculos, abraçam os desafios; enxergam no esforço um caminho para a maestria; aprendem com as críticas; e encontram lições e inspiração no sucesso dos outros. Como resultado dessa forma de encarar a vida, profissionais com growth mindset têm melhores resultados e alcançam níveis mais elevados de performance e realização pessoal e profissional. Receita de sucesso no trabalho e na vida.

Outra característica importante da mentalidade de crescimento é a forma como se lida com o fracasso. Para esse tipo de mindset, não existe fracasso. São pessoas que olham o mundo com o olhar do aprendiz. Tudo pode ser aprendido e desenvolvido.

Outra vantagem do growth hacking é o acúmulo de aprendizado. Por meio de experimentos e testes constantes de crescimento baseados em dados é possível ampliar o nível de aprendizagem da gestão do negócio. E a partir daí, gerar novos insights, ações de melhoria e correção de problemas.

Aliás, em growth hacking a base evolutiva do conjunto de soluções voltadas para o crescimento do negócio está essencialmente nos dados. Ser data-driven, portanto, é fundamental no processo growth hacking e na transformação digital de uma empresa.

Resumidamente, growth hacking é um conjunto de estratégias voltadas para o crescimento acelerado de empresas, criadas a partir de dados, hipóteses, testes e avaliações empíricas. Implementar growth hacking nas empresas é um processo altamente benéfico, que gera respostas positivas, tais como a redução de custos e o uso de poucos recursos no alcance dos objetivos. Ficou com dúvidas relacionadas ao tema? A TNN oferece uma consultoria assertiva sobre o assunto e está preparada para esclarecer dúvidas sobre os mais variados temas, além de esclarecer as metodologias aplicáveis para o crescimento da sua empresa. Você também pode visitar o nosso blog e conhecer mais sobre a TNN!

Fale com os nossos especialistas.

Deixe um comentário

Subir Arraste View