ArtigosGuia do marketing digital: por onde começar e pontos de atenção

Guia do marketing digital: por onde começar e pontos de atenção

O conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca, empresas e produtos on-line torna-se fundamental para alcançar os clientes e ter bons retornos em vendas

 

Não importa se você é proprietário ou está à frente de uma grande, média ou pequena empresa. Todos os negócios (sem exceção) precisam investir em marketing digital para atrair clientes e realizar mais vendas.

O ambiente on-line é um dos meios de conexão com o público, que começa na divulgação do produto até a finalização da compra. No mundo conectado em que vivemos hoje, é praticamente impossível comercializar produtos e serviços sem usar o marketing digital.

O marketing digital surgiu na década de 1990 e mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção dos negócios. Com o aumento do uso dos dispositivos digitais para pesquisas e compras, o termo marketing digital tem se tornado cada vez mais popular.

Dar vida a um negócio e usar todo o potencial da internet para divulgá-lo por meio do marketing digital pode parecer simples, mas tem sido comum encontrar erros em ações de marketing que poderiam ser evitados. Entre os principais motivos está a ausência de um planejamento de marketing digital. Quando ele não é feito ou quando é feito de maneira incorreta, a tendência é que a execução seja prejudicada.

O planejamento de marketing digital é um roteiro de ações de marketing que a empresa executará no ambiente on-line. Trata-se de uma etapa da construção da estratégia em que se busca determinar os objetivos a serem alcançados pela campanha. O planejamento pode envolver a divulgação de uma marca, produto ou serviço, e servirá de norte para as ações estratégicas da empresa na rede.

As características de cada empreendimento e empreendedor interferem para a realização de um bom planejamento de marketing digital. Um profissional disposto a divulgar o seu negócio de gastronomia, por exemplo, precisa considerar as peculiaridades do seu ramo antes de montar perfis em redes sociais para ter resultados mais eficientes.

Todo planejamento de marketing digital começa na pesquisa. É ela que apontará os rumos de comunicação. Nessa fase é possível traçar os objetivos em função das oportunidades de mercado e definir metas.

Nessa etapa também é preciso considerar a elaboração e a consulta de um guia do marketing digital, conjunto de informações capazes de revelar o cenário em que a empresa atua, com informações sobre a concorrência e o espaço que o negócio ocupa na internet.

Além de orientar a elaboração de um bom planejamento de ações, baseado nos objetivos e no público-alvo que deseja alcançar, o guia do marketing digital propõe, com base em ações organizadas, o monitoramento dos resultados para saber o que dá certo e o que demanda mudanças.

Todas as estratégias do marketing digital pressupõem que o negócio ou a empresa já tenham passado por um processo de transformação digital, imprescindível para a otimização e a competitividade.

A transformação digital tem como objetivo utilizar a tecnologia a serviço das empresas e da sociedade. Com novas soluções, é possível atenuar e resolver os problemas com praticidade, rapidez e eficácia.

Outro conceito importante e diretamente relacionado ao marketing digital é o branding, que podemos definir como o conjunto de ações alinhadas ao propósito, valores e posicionamento da marca. O branding tem como objetivo ativar sensações, criando conexões, sejam elas conscientes ou inconscientes, mas que resultam na definição da decisão do cliente para a escolha na hora da compra do serviço ou produto.

Todos os movimentos que uma marca faz, criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, jingles, tudo isso ajuda a construir a personalidade da marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Uma experiência do cliente memorável acontece desde o primeiro contato com um potencial comprador. O marketing digital tem a função de transformá-lo efetivamente em um cliente. Os esforços para que esse objetivo seja alcançado vão da criação de conteúdo relevante até as respostas dadas em interações com a marca, como comentários em posts, por exemplo.

Marketing digital e experiência do cliente são duas frentes de um negócio que se relacionam de forma estratégica, se completam e são uma excelente dupla para trazer mais resultados para qualquer empresa. Uma experiência do cliente memorável deve sempre ser a prioridade da empresa e uma estratégia de marketing digital efetiva torna isso ainda mais possível.

A experiência do cliente está relacionada à percepção de valor criada por todos os contatos que os consumidores têm na relação com a empresa. Começa no primeiro momento, quando o cliente passa a conhecer a marca e se engaja com algum dos conteúdos oferecidos – vê um anúncio, salva uma foto, compartilha o post ou faz um comentário, por exemplo.

Mas a experiência do cliente não termina quando a venda é feita. A relação estabelecida no pós-venda é uma das maiores responsáveis pela promoção da marca, fazendo dessa etapa a de maior relevância para a fidelização e promoção.

A experiência do cliente e o marketing digital têm uma meta em comum: agregar valor em todas as interações com o consumidor, do início ao fim. E o marketing digital pode e deve ser usado para melhorar a experiência do cliente.

A geração de leads qualificados é outro conceito importante ligado ao marketing digital. O termo lead foi popularizado pelo marketing digital, e tornou-se fundamental em marketing e vendas. Os leads nada mais são que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e informações pessoais ou profissionais (e-mail, nome ou telefone) num cadastro da empresa.

As empresas passam a utilizar esse contato para iniciar um relacionamento com o consumidor, e os dados dele passam a ser inseridos no funil de vendas até que a compra seja realizada. Por esse motivo a gestão de leads é essencial para que uma empresa cresça.

Leads são a pedra fundamental do marketing moderno. Por meio da sua aquisição, é possível utilizar ferramentas de análise de métricas e calcular o nível de engajamento do potencial cliente.

Qualquer negócio, independentemente de vender produtos físicos ou digitais, precisa investir em ações eficientes de marketing digital para gerar mais leads, oportunidades e vendas. Por isso é tão importante o marketing digital para empresas. Quer saber mais sobre o assunto? A TNN tem tudo o que você precisa para esclarecer as principais dúvidas. Você também pode visitar o nosso blog e conhecer mais sobre a TNN!

Fale com os nossos especialistas.

Subir Arraste View