ArtigosChatGPT: entenda o que é e como utilizar essa potente ferramenta da inteligência artificial para aprimorar a sua estratégia

ChatGPT: entenda o que é e como utilizar essa potente ferramenta da inteligência artificial para aprimorar a sua estratégia

Tecnologia permite a criação de chatbots avançados e interativos e contribui para melhores resultados nos planejamentos de marketing

A popularização da inteligência artificial (IA) e seus avanços têm levantado debates sobre as aplicações das novas tecnologias. Lançado como protótipo, em novembro de 2022, e aberto ao público, o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é o caso mais recente.

Considerada uma das tecnologias mais disruptivas da última geração, o ChatGPT é o lançamento mais recente da OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina fundada por Elon Musk com foco em estudos sobre inteligência artificial (IA).

Especializado em diálogos e na geração de textos a partir de um comando, o ChatGPT é uma ferramenta conversacional on-line gratuita que se comporta como um mecanismo de buscas e fonte de pesquisa com múltiplas funções, inclusive resolver equações matemáticas.

Acima de tudo, o ChatGPT é uma ferramenta auxiliar de escrita, capaz de receber perguntas dos usuários e respondê-las, desenvolver a escrita e a digitalização de textos, incluindo poemas e teses; depurar, corrigir e sugerir códigos; traduzir idiomas; criar resumos; gerar rascunhos de e-mail; classificar assuntos e explicar a funcionalidade de algum termo.

O jornal “The Guardian” afirmou que a tecnologia do ChatGPT impressiona pelo detalhamento e similaridade com a escrita humana. Já o “The New York Times” classificou a ferramenta como o “melhor chatbot de inteligência artificial lançado para o público geral”.

Chatbot é um software que mantem conversa com humanos em linguagem natural, utilizando aplicativo de mensagens, sites ou outras plataformas digitais. Forma de atendimento automatizado que vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, os chatbots são sistemas que usam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou experiência.

Eles permitem que as empresas forneçam respostas rápidas e eficientes para as perguntas e dúvidas dos clientes, sem a necessidade de intervenção humana. O principal diferencial do ChatGPT em comparação com os chatbots convencionais é a capacidade ampla de oferecer respostas mais compreensíveis e com grande repertório, o que lhe permite responder questões complexas de forma coesa.

Para gerar essas informações e as respostas aos usuários, o software faz uso de um amplo banco de textos disponíveis na internet, o que inclui publicações jornalísticas, artigos e até mensagens postadas em redes sociais, como o Twitter. O ChatGPT, ao ter acesso a esse conteúdo, armazena as informações para acessá-las quando questionado sobre determinado assunto. Ele é diferente dos assistentes de voz, que compilam informações conforme usuários lhes dita comandos, pois nesse caso a ferramenta conversacional on-line vai absorvendo o conteúdo e se comunicando com os usuários apenas por textos.

O ChatGPT foi treinado usando o Reinforcement Learning from Human Feedback, método que utiliza o feedback humano para ajustar os modelos de inteligência artificial. Baseado no modelo de linguagem GPT-3.5, a ferramenta pode simplificar o dia a dia de muita gente pela qualidade das informações entregues.

A ferramenta não faz pesquisas na internet nem cruzamento de dados externos. Todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas nela.

A experiência é simples e direta. Para quem utiliza assistentes virtuais como Siri ou Alexa, a ideia é a mesma: basta dar um comando e a resposta vem. Como a grande promessa é que o ChatGPT ofereça uma conversação fluida, suas respostas são rápidas e complexas.

Muita gente já colocou o ChatGPT à prova e os resultados foram textos completos. A área acadêmica, por exemplo, se surpreendeu com a qualidade dos artigos elaborados pela inteligência artificial. A produção, avaliada por pares (que não sabiam que um robô havia criado), foi vista como exemplar.

Com o início da popularização da ferramenta de inteligência artificial vem o crescimento das empresas e de pessoas que fazem uso do ChatGPT para algum tipo de solução de negócio.

O fácil acesso do ChatGPT e a possibilidade que ele oferece de pesquisar todo tipo de tema, dos simples aos mais complexos, traz uma série de oportunidades.

Dentre as possibilidades que podem ser exploradas com o novo recurso estão a automatização do marketing, com o envio de mensagens e ofertas personalizadas; a melhoria no atendimento ao cliente, uma vez que o chatbot ajuda a responder as dúvidas frequentes e fornece informações sobre produtos ou serviços; e a automatização de tarefas, que melhora os processos internos.

Todos os negócios podem se beneficiar da ferramenta, através de análises de grande quantidade de dados para identificar tendências e padrões no comportamento dos usuários; da otimização de campanhas identificando melhores canais e formatos para programar anúncios; de análises de desempenho dos anúncios para identificar os elementos que têm maior impacto, atendimento ao cliente, e também de criação de conteúdo.

Nesse artigo mostramos que o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa ao permitir, por meio da automação de processos, a criação de chatbots inteligentes e personalizados, que possibilitam ao cliente obter respostas sobre os mais variados assuntos de forma assertiva.

Com a utilização do ChatGPT nas estratégias de marketing, as empresas podem estudar o comportamento do usuário, aprimorar a sua experiência, reduzir os custos com o atendimento ao cliente, e ainda, aumentar as taxas de conversão.

Ficou em dúvida sobre algum aspecto do assunto? A TNN tem as respostas para você. Visite o nosso site!

Subir