ArtigosMídia programática: o que é, como funciona e quais os seus benefícios

Mídia programática: o que é, como funciona e quais os seus benefícios

A mídia programática é um método automatizado de compra e venda de espaço publicitário digital em tempo real. Ao invés de negociações diretas entre compradores e vendedores de anúncios, a mídia programática utiliza algoritmos e tecnologia para tomar decisões sobre onde e quando os anúncios devem ser exibidos.

 

A mídia programática está mudando a forma de fazer marketing, o que muito tem a ver com a transformação digital e a necessidade de automatizar os processos. A velocidade da informação leva a uma corrida pela atenção dos consumidores em meio a tanta competitividade. 

O ambiente online está repleto de opções para o público e oportunidades para quem souber usar as melhores estratégias. Nesse formato, a mídia pode ganhar mais espaço e ampliar o alcance de audiências para aumentar as chances de sucesso das campanhas e de vender mais pela internet.   

Neste post você confere o que é mídia programática, como funciona e quais são os benefícios de usar esse recurso nas estratégias da sua empresa. Continue lendo e veja os tipos de mídia, além das plataformas de anúncio mais populares!

O que é mídia programática?

É o processo de compra de espaços publicitários ou de anúncios, feito de forma automatizada. No ambiente online existem diversos meios de investir nesse tipo de mídia, como site, canais, redes sociais, entre outros. 

Em formatos de vídeos, displays, áudios ou anúncios ativos, digital out of home (DOOH), a mídia programática pode abranger diferentes públicos e jornadas de consumo dentro do funil de vendas. Entendendo a função de cada um é possível criar estratégias com foco nas necessidades, desejos e preferências.

Como funciona a mídia programática?

A mídia programática permite segmentar audiências com precisão, gerando mais relevância para o consumidor. Em um processo mais ágil e mais objetivo, canalizando as ações de acordo com o perfil e comportamento das audiências, é realizado um levantamento prévio ,possível com a automatização, capaz de manter um banco de dados ativo. 

Por meio de um leilão ao vivo, as transações são realizadas pelas plataformas que se comunicam entre si, ou seja, não é necessário o contato direto entre o anunciante e o publisher (responsável pela publicação do anúncio). 

O leilão acontece quando a plataforma do anunciante comprador tem acesso às plataformas conhecidas como “ads exchange”, uma espécie de marketplaces de anúncios, com diversas plataformas de vendedores. Lá, são dados lances nos espaços de publicidade, chamados de inventários, disponíveis nos sites. 

Os lances não são aleatórios e dependem da estratégia de campanha, do orçamento disponível e dos objetivos. 

Todo o processo é automático, ou seja, as empresas interessadas em anunciar em um ou mais inventários consultam a plataforma “ads” executando o fechamento da compra sistematicamente, basicamente, sem interferência ou ação humana.

Quais são os benefícios da mídia programática?

Fazer anúncios que engajam e convertem ou escolher o canal ideal para as publicações pode ser desafiador, porém, o que se ganha com essa estratégia faz valer a pena. Veja algumas das vantagens de trabalhar com mídia programática!

Maior eficiência e precisão

Com a mídia programática existe uma oportunidade real de alcançar o público certo, uma vez que no processo automatizado a tecnologia ajuda a selecionar usuários e segmentar por perfis que sejam passíveis de conversão. 

A segmentação adequada significa uma seleção de perfis com base no comportamento, necessidades e preferências. Desse modo, será mais fácil definir o formato do anúncio e melhor espaço de veiculação, o que aumenta o potencial de acerto.

Possibilidade de monitoramento

A mídia programática é mais técnica e baseada em dados, fazendo um cruzamento de informações para chegar ao público ideal. Com esse monitoramento, as taxas de dispersão são mais baixas e a cada campanha é possível entender melhor os resultados. 

O acompanhamento fornece insights contínuos com sugestões de melhorias ou de ajustes em uma estratégia. Em outras palavras, nesse tipo de mídia é possível saber o que deu certo ou errado, o que deve permanecer ou ser descontinuado.

Planejamento orçamentário

Um dos aspectos que mais impacta a criação de estratégias e campanhas de marketing é o custo e como na mídia programática, realizada por meio de leilões, o preço não é fechado, os gastos serão de acordo com o orçamento disponível.

Automação e personalização

Com a automatização do processo de veiculação dos anúncios, o acompanhamento em tempo real, da dimensão dos resultados, não importa se para campanhas contínuas ou sazonais. 

O fato de poder registar e armazenar dados, bem como a possibilidade de análise para tomar decisões mais seguras, torna a mídia programática mais personalizada e direcionada para os interesses e propósitos do negócio.

Quais são as plataformas de mídia programática?

Seja para criar, estruturar ou medir o sucesso de uma campanha, usar plataformas de mídia programática é altamente recomendável. Antes de falar sobre as ferramentas utilizadas é importante entender os termos empregados na mídia programática.

DSP (Demand Side Platform)

Plataformas usadas na compra de mídia em tempo real, servindo de campo de busca do anunciante nas pesquisas das Ad Exchanges.

SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform)

Plataformas em que os publishers oferecem o inventário disponível e onde acontecem as vendas.

DMP (Data Management Platform)

Plataformas que monitoram os usuários a partir de cookies inseridos e que favorecem o processo de segmentação.

Retargeting

Tags que são instaladas no site anunciante e que permitem o mapeamento dos usuários para uma abordagem posterior durante a navegação na internet.

Trading Desks 

Empresas (agências) especializadas em mídia programática com acesso às DSPs e DMPs para planejar, gerenciar e otimizar as campanhas em nome dos contratantes (anunciantes). 

Algumas das empresas de anúncios programáticos: 

  • Criteo 
  • AdRoll 
  • Publya 
  • AdsPlay 
  • SimpleAds 

Para ter êxito com esse tipo de mídia como estratégia de divulgação da sua empresa, tenha em mente a importância dessas etapas: 

  • entendimento do conceito de mídia programática;
  • definição de estratégias;
  • planejamento da campanha;
  • escolher da DSP adequada;
  • automatização do processo;
  • definição e acompanhamento das métricas. 

A mídia programática é um recurso que você pode incluir nas estratégias de marketing digital da sua empresa. Contar com um parceiro especializado é fundamental para planejar uma campanha assertiva e com potencial de bons resultados — na Tudonanet você encontra um serviço de mídia online completamente personalizado e adaptado para o seu negócio. 

Se você gostou do post e está em busca de um parceiro para desenvolver o marketing digital da sua empresa, conte com a Tudonanet para ajudar nesse desafio com serviços e time especializados!

Subir