6 principais tendências para redes sociais em 2024
As tendências de redes sociais para 2024 apontam para um futuro cada vez mais interativo e personalizado. As marcas que se manterem atualizadas com essas tendências estarão em uma posição melhor para se conectar com seus clientes e alcançar seus objetivos de marketing.
Todo fim de ano, empresas dos mais variados segmentos e tamanhos se preparam para mais doze meses de desafios. Considerando que as mídias são atualmente um canal para relacionamento das marcas com os clientes, é fundamental ficar de olho nas tendências para redes sociais em 2024.
Com a competitividade do mercado online, quem quiser se destacar e aumentar as chances de vendas precisa desenvolver estratégias e ações de marketing mais alinhadas ao perfil do público em cada rede.
Neste post, falamos sobre a importância das redes sociais para as marcas e apresentamos as principais tendências em 2024. Continue lendo e veja o que estará em alta nas mídias no próximo ano e como planejar suas estratégias de marketing digital!
- Qual a importância das redes sociais para as marcas?
- Quais os desafios das marcas nas redes sociais em 2024?
- Quais as tendências de redes sociais para 2024?
- Como planejar estratégias de marketing para redes sociais em 2024?
Qual a importância das redes sociais para as marcas?
Cada vez mais cresce a participação das redes sociais na geração de negócios para empresas do Brasil inteiro. De modo geral, a transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor – adepto a interações e compras online – são os responsáveis por esse crescimento.
O uso estratégico das mídias traz um retorno positivo se as empresas souberem explorar seus recursos e oportunidades. Há motivos consistentes para se fazer presente nas redes sociais e aqui, mostramos alguns deles:
Aumento da visibilidade da marca
Quem não é visto não é desejado, já diz o ditado, por isso, ter a marca presente nas principais e mais populares redes sociais é um modo de aumentar a visibilidade, promover maior engajamento e poder mostrar os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Construção de relacionamento com o público
A presença nas redes abre espaço para interações frequentes, seja para responder a comentários, esclarecer dúvidas ou propor soluções de problemas. A frequência da comunicação permite entender o perfil e necessidades dos usuários e assim, construir uma relação de proximidade e confiança.
Geração de leads e vendas
Os usuários que entram em contato com a empresa por meio das redes sociais, quase sempre estão em busca de algo, mesmo que desconheçam sua real necessidade. Com a abordagem certa, observando a jornada de compra pelos estágios do funil de vendas é possível gerar e nutrir os leads e chegar a tão desejada conversão.
Quais os desafios das marcas nas redes sociais em 2024?
As redes sociais estão em alta e prometem bombar ainda mais em 2024, porém, tão fortes quanto as oportunidades, são os desafios que as empresas devem superar para consolidar seus negócios com a ajuda das mídias.
Algoritmos em constante mudança
O algoritmo das redes sociais impactam a entrega das publicações das marcas para seus seguidores. A cada nova mudança, as empresas ajustam sua estratégia e identificam novos insights para engajar seu público. Porém, pouco tempo depois, surgem novas atualizações e alterações, que estão sendo cada vez mais frequentes.
Cada vez que um algoritmo sofre uma mudança, sua complexidade aumenta, implicando na dificuldade de manter o que vinha sendo feito até então. Esse é um ponto que exige atenção, sobretudo, quanto a adaptação às mudanças para se manter relevante.
Concorrência e autenticidade
O social commerce, ou seja, as compras nas redes sociais se tornaram uma prática comum entre usuários, o que favorece as marcas. No entanto, empresas do mesmo segmento e produtos similares, concorrem diretamente pela atenção e preferência do público-alvo.
As marcas terão que inovar e criar campanhas mais autênticas para se diferenciar e vencer a concorrência. Conhecer o perfil do público, suas necessidades, dores e anseios será ainda mais exigido para o desenvolvimento de estratégias e ações criativas e diferenciadas.
Conteúdo efêmero
A efemeridade dos conteúdos nas redes sociais é também um desafio para pequenas, médias e grandes marcas. Sua disponibilidade por um curto período de tempo demanda mensagens objetivas, atrativas e envolventes, levando em conta o comportamento do consumidor que tem alterado sua maneira de consumir as informações na web.
Diversidade de plataformas
Se antes a disputa pela atenção dos consumidores se resumia a, no máximo, três das principais redes sociais em destaque, agora a diversidade de plataformas requer a criação de estratégias moldadas de acordo com as características de cada uma delas.
Dessa forma, será possível oferecer um atendimento mais personalizado, associando o perfil dos usuários e o funcionamento da rede. Um desafio e tanto para as marcas que vão precisar de um planejamento de marketing estruturado, mas ramificado para atender aos critérios das plataformas e alcançar o público desejado.
Monitoramento e gestão de crises
Acompanhar as notícias e as interações nas redes sociais é imprescindível para se antecipar e fazer a gestão de possíveis crises.
No entanto, nem sempre é possível sair à frente e blindar a marca de menções negativas ou conter a repercussão de uma nota desfavorável — contar com a ajuda e dedicação de especialistas nesse monitoramento tende a minimizar o efeito de eventos capazes de prejudicar a imagem da marca.
Quais as tendências de redes sociais para 2024?
Chegamos às tendências esperadas para 2024 e como a marca pode ser impactada pelo que as redes sociais prometem entregar se tratando de estratégias de marketing e vendas. Acompanhe:
Importância do TikTok para o marketing
O TikTok é uma rede com maior alcance orgânico de usuários na faixa de 16 a 24 anos, uma segmentação importante para o marketing de conteúdo devido às chances de viralização e compartilhamento.
Com um maior volume de pessoas alcançadas em curto prazo, o potencial de engajamento se amplia, aumentando as possibilidades de conversão e vendas. As postagens em vídeos do TikTok devem ser divertidas para servir como uma espécie de vitrine para os produtos e atrair esse público mais jovem.
Social Listening
Para melhorar a comunicação das marcas com o público, o social listening será cada vez mais usado. As ações de monitoramento e acompanhamento do que as pessoas estão dizendo sobre a marca — feedbacks positivos e negativos, interações, comentário, mensagens, conversas e debates em fóruns, palavras-chave —, tudo será importante para geração de ideias que possam ser usadas para melhorar o desempenho da empresa com um todo.
Marketing com influenciadores
O marketing de influência, usando a colaboração de pessoas com elevado poder de persuasão para divulgação da marca e dos produtos, seja pela quantidade enorme de seguidores ou credibilidade na fala, continuará sendo uma forma de aumentar a visibilidade, atrair e conquistar novos clientes e se aproximar do público-alvo.
Chatbots para atendimento
As interações de bots, possíveis com aplicações da inteligência artificial, tornaram o atendimento ao cliente mais dinâmico e eficiente nos últimos tempos. A tendência é se consolidar ainda mais, inclusive, estabelecendo o ritmo da comunicação pelas redes sociais para agilizar a jornada de compra dos consumidores e clientes.
Foco em canais estratégicos
Menos e mais e isso pode ser benéfico para marcas que concentram suas estratégias em redes sociais com mais retorno. Nem todas as mídias são ideais ou têm o público apropriado para determinadas empresas, seus produtos e serviços, o que leva a reduzir os canais, porém, aumentando as oportunidades e chances de sucesso nas vendas.
Se o seu público tem origem em redes como Instagram e Facebook, talvez seja melhor direcionar o foco, tempo e investimento para esses canais e deixar outras mídias de lado.
Redes sociais como mecanismos de buscas
Seja por palavras-chave ou hashtags, o fato é que as redes sociais são potentes motores de busca, servindo como indexadores e ponte para o trabalho de SEO desenvolvido nos perfis da marca, dentro da proposta e planejamento do Social Media Marketing.
Como planejar estratégias de marketing para redes sociais em 2024?
Para planejar o posicionamento da marca nas redes sociais em 2024, conte com o apoio especializado de uma agência de marketing digital. Uma empresa dedicada, exclusivamente, a pensar e desenvolver estratégias de marketing, terá um olhar diferente, observando o que há de melhor para ser aplicado na sua empresa.
A Tudonanet tem total expertise para ajudar você a vencer os desafios, se destacar no mercado e sobressair aos concorrentes. Nosso trabalho consiste em estabelecer um passo a passo de ações que ajudem a impulsionar seu negócio e posicionar sua marca em um lugar de destaque.
Para isso, propomos um planejamento completo e alinhado, que abrange os estágios do funil de vendas, percorrendo caminhos que permitam uma experiência memorável do público em sua jornada de compra.
Entre as ações mais relevantes, focadas na presença digital, seja nas redes sociais ou qualquer canal online, estão:
- definição dos objetivos;
- identificação e conhecimento sobre a persona;
- escolha das plataformas certas;
- criação de conteúdo de qualidade;
- monitoramento dos resultados;
- atenção às tendências e mudanças.
As tendências para redes sociais em 2024 são um viés de exploração positiva que pode render excelentes resultados para a sua marca. Com as ferramentas certas, estratégias personalizadas e profissionais capacitados, certamente sua empresa terá um ano produtivo e rentável.
Se você gostou do post e deseja melhorar o desempenho de vendas da sua empresa entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como podemos ajudar com um planejamento de marketing digital pensado para o seu negócio!