O que é Growth Marketing? Conheça as vantagens do marketing de crescimento para sua empresa
O Growth Marketing, ou marketing de crescimento é uma estratégia de marketing focada no crescimento das empresas através da aquisição e retenção de clientes de forma escalável. Ela utiliza uma combinação de dados, testes e otimização contínua para identificar oportunidades de crescimento e maximizar os resultados.
Das diversas estratégias de marketing digital, o Growth Marketing talvez seja uma das mais desafiadoras e instigantes. Estimular o crescimento de forma consistente e atingir metas usando métricas de topo do funil exige planejamento estruturado.
Mais do que receber cliques e likes, criar e fomentar ações ou estimular a decisão de compras, é preciso construir relacionamentos com vínculos mais duradouros. Sabemos que para crescer e se manter competitivo, ter a preferência do maior número de clientes é imprescindível.
Neste post você confere o conceito de Growth Marketing, suas diferenças para o Marketing Tradicional, bem como os aspectos que diferenciam do Growth Hacking. Continue lendo e veja as vantagens desse tipo de estratégia para as empresas e como implementar um projeto de sucesso!
- O que é Growth Marketing?
- Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?
- Quais são as principais vantagens do Growth Marketing?
- Como fazer Growth Marketing?
O que é Growth Marketing?
Também chamado de Marketing de Crescimento, o growth marketing consiste em um conceito que foca no crescimento sustentável e consistente do negócio. O objetivo é trazer novos clientes para a empresa usando práticas inovadoras e criativas para chamar a atenção do público e alcançar as metas de vendas.
O Marketing de Crescimento é uma estratégia de longo prazo que se concentra em toda a jornada de compra, acompanhando cada uma das etapas percorridas no funil de vendas.
A alavancagem de crescimento se dá a partir das ações aplicadas de acordo com o interesse e necessidade para gerar uma proposta de valor, maximizar a experiência e aumentar as chances de conversão.
O processo de Growth Marketing envolve quatro etapas distintas que interagem entre si:
- Análise de dados – coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos para identificar oportunidades de melhoria e lacunas nas atividades e estratégias da empresa;
- Priorização – definição das ações e projetos que serão implementados com base nas informações geradas na coleta e análise de dados;
- Execução – na prática os experimentos são testados em suas variáveis a fim de minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, potencializar o sucesso;
- Análise de resultados – avaliação dos resultados para identificar os pontos de melhoria e o que precisa de correção antecipando as próximas ações.
Entre canais e técnicas usados nas estratégias de Growth veja a aplicabilidade e resultados esperados:
- SEO – as técnicas de SEO ajudam a melhorar a visibilidade nas páginas online, por meio das palavras-chave, conteúdos otimizados e backlink de qualidade;
- Blog – conteúdo relevante e Call to Action (CTA) convincentes ajudam a converter visitantes em leads e leads em clientes;
- E-mail – o conteúdo relevante e, por vezes, personalizado de e-mail marketing pode nutrir, engajar os leads e estimular a conversão em vendas;
- Outbound – o Growth Marketing pode também se valer de estratégias outbound como publicidade em TV, rádio e outdoors, como forma de fortalecer a imagem e construir autoridade;
- Mídia paga – os anúncios pagos com links patrocinados divulgados em canais estratégicos podem contribuir para a geração e nutrição de leads levando à conversão;
- Vendas – a junção do funil de vendas, equipe comercial e suporte ao cliente no pós-venda pode ser um instrumento poderoso de atração, retenção e fidelização, que colabora para o alcance desejado das metas.
Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?
Uma das principais diferenças entre essas duas modalidades de marketing é que a primeira se baseia em dados, com uma abordagem mais data driven e potencialização de resultados mais sustentáveis. Já a segunda atua na dependência de instintos e experimentos para, a partir daí, buscar soluções que ajudem a acelerar o crescimento.
O Growth Marketing se utiliza de técnicas de SEO, conteúdo relevante, e-mail marketing, redes sociais, mídia paga, personalização da experiência, análise de dados, automação de marketing, mirando no crescimento mais lento, engajamento de clientes, melhoria da imagem e reputação da marca e expansão de mercado.
Já o Growth Hacking recorre aos testes A/B, análise de dados em tempo real, marketing de influência, viralidade, otimização de conversão, campanhas de incentivo, hacking de produto, visando um crescimento rápido e em curto espaço de tempo, com aumento das conversões aquisições de clientes.
Quais são as principais vantagens do Growth Marketing?
O Growth Marketing tem o propósito de maximizar os resultados e, consequentemente, a receita, engajar o público e converter leads qualificados e nutridos em clientes potenciais.
Confira os benefícios de maior impacto resultantes das ações do marketing de crescimento!
Geração de leads mais qualificados
Com as estratégias bem-definidas para cada etapa do funil de vendas, os leads gerados nesse processos serão mais qualificados. A nutrição é um importante mecanismo de persuasão e conversão ao conduzir os leads em sua jornada de compra.
Alcance de mais clientes
No Growth Marketing, o foco no cliente permite entender seus anseios, necessidades, comportamentos e desejos para garantir uma comunicação mais interessante e assertiva, bem como uma experiência diferenciada, tornando o cliente muitas vezes, promotor natural da marca.
Escalabilidade
O Growth Marketing potencializa a ampliação e alcance de resultados escaláveis, uma vez que as estratégias e ações implementadas podem ser reproduzidas e replicadas em grande escala.
Resultados mensuráveis
A coleta, análise e orientação por dados possibilita identificar oportunidades reais de melhorias, seja nas abordagens ou nas técnicas empregadas. Os resultados apurados são mais consistentes e precisos, o que torna as tomadas de decisões mais seguras e confiáveis.
Experimentos e inovação
No marketing digital o que não faltam são ideias, canais, diferentes tipos de abordagens para compreender o que melhor se aplica a determinado público. O Growth aproveita as alternativas para escalar o negócio e estimular um crescimento mais sustentável.
Rápida adaptação às mudanças
O mercado está em constante movimento, promovendo alterações constantes, sobretudo, no ambiente online e o Growth Marketing se conecta bem com esse cenário, usando ações e técnicas de forma ágil para se adaptar rapidamente às mudanças.
Eficiência e retorno
Por fim e não menos importante, a análise de dados e otimização contínua que embasam o Growth Marketing permitem identificar, dentre as estratégias, técnicas e táticas, aquelas que são mais eficientes e rentáveis, trazendo melhor retorno do investimento.
Como fazer Growth Marketing?
Para implantar o Marketing de Crescimento é importante elaborar um planejamento feito em etapas. Veja, passa a passo, como montar um projeto focado em resultados:
- Estabeleça metas de alto nível
- Escolha indicadores e métricas
- Mapeie a jornada do cliente
- Avalie as áreas prioritárias
- Invista em experimentos de crescimento focados
- Realize experimentos que geram resultados positivos
- Conte com a ajuda de especialistas
O último passo é, inclusive, um ponto importante de atenção, já que as estratégias de Growth Marketing precisam ser monitoradas e analisadas de forma quantitativa e qualitativa.
Seja para implementar ou mensurar resultados é fundamental ter o suporte de quem entende as especificidades desse modelo. Com o trabalho realizado pelo time da Tudonanet você só precisa se preocupar com o negócio e deixar as ações e estratégias digitais e de Growth Marketing por nossa conta.
Se você gostou deste post e deseja fazer o negócio crescer de maneira sustentável, aproveite para conhecer os serviços da Tudonanet e saber como podemos auxiliar sua empresa nesse desafio!