Marketing humanizado: Quais os benefícios da humanização para estratégia do negócio?
Marketing humanizado é uma abordagem que foca na conexão emocional entre a marca e o cliente. Esse tipo de ação cria maior fidelização, confiança e engajamento do público, além de promover uma imagem positiva da empresa, diferenciando-a da concorrência e gerando valor de longo prazo.
O marketing humanizado é fundamental para estabelecer conexão com leads, consumidores e clientes. Uma maneira empática de dialogar com o público e desenvolver uma relação de proximidade, criando um relacionamento por meio de uma comunicação sincera.
A estratégia ganha popularidade em um contexto no qual os clientes não querem apenas adquirir um produto ou serviço, mas se conectar com as empresas que produzem o que eles consomem, conhecer seus valores e ter uma experiência positiva no processo de compra.
Neste post você vai conhecer o conceito e pilares do marketing humanizado e por que investir nesse modelo. Continue lendo para conhecer seus benefícios e como desenvolver uma boa estratégia para a sua empresa!
- O que é marketing humanizado?
- Quais os pilares do marketing humanizado?
- Por que investir nesse tipo de marketing?
- Quais os benefícios do marketing humanizado?
- Como implementar o marketing humanizado nos canais da empresa?
O que é marketing humanizado?
Consiste em estratégias e processos que buscam vincular a marca ao público-alvo de modo humanizado. Isso quer dizer que a conexão estabelecida vai além da conversão de vendas, um dos focos principais do marketing tradicional.
No marketing humanizado o intuito é colocar o lead, consumidor ou cliente no centro das campanhas e ações de Customer Experience. O fator humano ganha relevância em toda a jornada de compra, da prospecção ao pós-venda.
Quais os pilares do marketing humanizado?
As estratégias humanizadas de marketing se sustentam em três princípios básicos:
Ética
A reputação de uma empresa está diretamente ligada à maneira como ela se posiciona e age perante a sociedade. Para um relacionamento duradouro e fidelizado, é preciso que o consumidor confie na marca, com isso, a verdade e honestidade devem prevalecer em todos os estágios dessa relação.
Ninguém deseja ser enganado, especialmente ao comprar um produto ou contratar um serviço. As pessoas buscam soluções para seus problemas e investem acreditando em uma experiência positiva de custo-benefício.
Empatia
É primordial entender o cliente, ou seja, compreender suas necessidades, dores e problemas para apresentar soluções compatíveis. Ao divulgar a marca é preciso apresentar uma proposta de valor, que dialogue com o público levando em conta seus sonhos e necessidades.
A proximidade acontece quando a marca consegue captar e se conectar com a essência do consumidor. Partindo do princípio de que a empatia é tratar o outro como gostaríamos, todas as estratégias e ações devem ser canalizadas para oferecer o melhor e mais completo serviço.
Emoção
Expressar emoção e mostrar a paixão interna de fazer o melhor possível para os consumidores e clientes, atrai e envolve a audiência. Desenvolva uma cultura organizacional que desperte sentimentos para engajar tanto o público interno quanto o externo.
O marketing humanizado leva uma mensagem de “gente como a gente”, mostrando as possíveis vulnerabilidades do negócio. O público gosta da verdade e demonstrar as fragilidades pode mexer com as emoções e desenvolver uma afetividade que ultrapassa a relação de compra e venda.
Por que investir nesse tipo de marketing?
O mercado sofreu mudanças e hoje não basta ter o preço mais atrativo, os melhores produtos ou serviços de referência. Mais do que adquirirem algo, as pessoas desejam se conectar com ideias, compartilhar interesses e fazer parte de uma rede de relacionamentos que faça sentido para elas.
A ideia é encontrar propósito no consumo e se conectar com marcas e empresas igualmente comprometidas. Isso vale tanto para o mercado B2C quanto para o B2B, afinal, quem está por trás das negociações são os seres humanos.
O ambiente digital revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e consomem. Humanizar a comunicação, o processo de vendas e estabelecer uma relação com o público faz parte da configuração deste novo mercado e as organizações precisam acompanhar a mudança.
É um caminho que engloba todo o ciclo de vendas e tem o objetivo de encantar e fidelizar clientes. Se relacionar de forma autêntica e conquistar a confiança do consumidor é a melhor maneira de atrair e fidelizar clientes.
Com as estratégias do marketing humanizado, a empresa sai do discurso e coloca em prática seus valores e crenças. Usar elementos dos pilares nas campanhas e no atendimento, aumentam as chances de conexão e fidelização.
Quais os benefícios do marketing humanizado?
Embora a virtualidade tenha causado certo distanciamento humano, as pessoas ainda estão buscando proximidade. Mesmo no ambiente online é possível humanizar o atendimento e desenvolver uma interação mais emocional e afetiva.
Há muitos ganhos decorrentes das aplicações do marketing humanizado, como:
Fortalecimento da marca
Um público conectado e sintonizado se mantém atento a tudo o que envolve a marca, conferindo as campanhas, tendências e lançamentos. As pessoas passam a acompanhar de perto a conduta empresarial e avaliar o que tem a ver com sua conduta pessoal.
De modo geral, as marcas na atualidade representam e traduzem a essência do consumidor. Quando satisfeitos, consumidores e clientes se tornam promotores naturais recomendando a marca para amigos e parentes.
Custo mais baixo de aquisição de clientes
A experiência rica e diferenciada dos leads e consumidores com a empresa estimulam a divulgação orgânica, o que reduz as taxas de CAC. Essa inclinação natural decorrente das ações de marketing humanizado produz um efeito que reflete nos resultados e favorece as finanças.
Inovação
As interações constantes com o público formado por leads, consumidores e clientes fornecem informações preciosas sobre as necessidades e problemas. Com isso, as ideias vão surgindo de modo mais inovador, buscando alternativas diferentes do que já é oferecido no mercado.
Valorização do produto ou serviço
O consumidor não se importa em pagar mais caro, desde que o produto ou serviço corresponda às expectativas em totalidade. Do primeiro contato ao tratamento dispensado e proposta de valor que agrega ao custo como um todo, a valorização potencializa o aumento do lucro.
Como implementar o marketing humanizado nos canais da empresa?
O primeiro passo para aplicar o marketing humanizado e obter sucesso nos negócios é montar um planejamento de comunicação que contemple interesses e necessidades do público-alvo.
Aqui vão algumas sugestões de como você pode estruturar as estratégias e ações humanizadas da sua empresa para alcançar os objetivos e resultados almejados!
Invista no marketing de conteúdo
Criar conteúdo humanizado nada mais é do que ter a visão do cliente, se colocar na perspectiva dele. As publicações e textos devem se conectar com as pessoas, trazer esclarecimentos e respostas, apresentar soluções para os problemas.
Para funcionar, não basta apenas usar boas técnicas de SEO e respeitar os estágios do funil na jornada de compra. É fundamental imprimir um tom que faça com que o público sinta emoção e afetividade, aumentando o grau de confiança na marca.
Recorra ao storytelling que é um formato usado para contar histórias e envolver e sensibilizar o público. As pessoas gostam de narrativas que direcionam o imaginário, criando um cenário em que elas próprias se visualizem e sejam beneficiadas.
Diversifique os canais
O ambiente online tem uma estrutura vasta de possibilidades se tratando dos canais de comunicação com leads e consumidores. Saiba diversificar, porém, escolhendo canais que façam sentido para os objetivos da sua empresa.
Nem todas as redes sociais ou ferramentas digitais são efetivas para a interação e engajamento do público ideal. A partir da segmentação será mais fácil definir o perfil e características que mostram qual a melhor forma de se aproximar dos clientes em potencial dentro da internet.
Valorize as ações presenciais
É preciso incentivar conexões e usar os canais digitais de maneira estratégica, nunca deixando de lado as oportunidades de interação presenciais. Ações presenciais são tão importantes quanto as remotas, pois a humanização envolve contato, presença e diálogo.
A participação em eventos e feiras ou ações realizadas na empresa ou loja, por exemplo, são excelentes oportunidades de conexão e conversa “olho no olho”. Diante do consumidor a marca deixa a automatização de lado e personaliza o diálogo, conduzido pelas expectativas geradas naquele momento.
Monitore as ações
Toda estratégia de marketing desenvolvida para o ambiente online pode e deve ser acompanhada e mensurada para medir sua efetividade. Por meio das métricas e indicadores é possível avaliar o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Acompanhar a jornada digital, saber como anda a presença online da marca e o que os consumidores pensam sobre a sua empresa gera insights importantes. Com os dados, as análises são mais concretas e a tomada de decisão, mais segura.
O marketing humanizado faz uma ligação especial entre consumidores e marcas, neutralizando o aspecto unicamente comercial, para além de uma mera relação de compra e venda, criando uma perspectiva de relacionamento longo e saudável.
Gostou do post? Então aproveite e confira as tendências para as redes sociais e se inspire em ideias que podem melhorar o posicionamento da sua empresa e a conexão com os seus clientes!