Retargeting: O que é e quais os seus benefícios para reconquistar usuários?
Retargeting é uma estratégia de marketing digital que permite mostrar anúncios para pessoas que já visitaram seu site, mas não realizaram uma conversão. Essa estratégia permite aumentas as taxas de conversão, reengajar de clientes em potencial e otimizar o investimento em publicidade online.
O retargeting é uma das estratégias de marketing que traz benefícios para o negócio, pois além de engajar a audiência, pode aumentar as taxas de conversão e melhorar a percepção da marca no ambiente online.
Com ela é possível resgatar aquele potencial cliente que em algum momento visitou sua página ou loja e, por algum motivo, desistiu de avançar na jornada de compra. É a oportunidade de usar argumentos para convencer os usuários de que sua empresa é a melhor alternativa.
Neste post você confere o que é e como funciona o retargeting, além das diferenças para o remarketing. Continue lendo, veja os benefícios dessa estratégia e como criar um planejamento eficaz!
- O que é retargeting?
- Qual é a diferença entre retargeting e remarketing?
- Quais os modelos de retargeting?
- Quais são os benefícios do retargeting?
- Como criar um planejamento de retargeting?
O que é retargeting?
É uma estratégia do marketing digital usada para mostrar anúncios segmentados, conforme as interações de visitantes e leads que passaram pelo site ou e-commerce. O foco são pessoas que entraram no site ou loja, passaram algum tempo consumindo conteúdo ou analisando as especificidades de um produto e não tomaram uma decisão favorável para o negócio.
Os dados coletados mostram o comportamento de navegação, o que leva à segmentação dos anúncios relacionando com o que foi pesquisado. Assim que eles entrarem novamente na página ou em outros sites e redes sociais, os anúncios aparecerão fazendo uma correlação direta.
Como funciona o retargeting?
As plataformas Ads são as ferramentas usadas para veiculação dos anúncios segmentados de retargeting, visando a reconsideração do usuário em relação à compra. O possível interesse do usuário pode ser estimulado com o anúncio e assim, fazer com que ele volte ao ponto inicial de interação para avançar na decisão de compra.
O retargeting serve para reforçar junto ao usuário sobre um serviço ou produto e lembrar de detalhes que talvez ele tenha esquecido. Dividido em dois grupos principais – eventos no site e fora dele, “On e Off-site”, respectivamente, o retargeting pode reengajar o público ou prospectar clientes em outras páginas.
Qual é a diferença entre retargeting e remarketing?
Remarketing se refere a tentar o reengajamento de pessoas interessadas na sua marca, mas principalmente com o uso de e-mail, e não com anúncios. O usuário cadastrado anteriormente receberá um contato, com um alerta de que há produtos disponíveis dentre aqueles em que ele se mostrou interessado.
Vamos usar um exemplo parecido ao de quando explicamos o que é retargeting: a pessoa entra no seu site, analisa um produto e chega até a colocá-lo no carrinho, mas o abandona.
Mais tarde, ele recebe um e-mail relembrando que a compra não foi finalizada, e um convite para fazer isso sem demora. Esse é um caso clássico de remarketing, ou seja, uma estratégia para fazer marketing novamente para a mesma pessoa.
Obviamente, uma diferença entre remarketing e retargeting é que o primeiro exige que você já tenha o e-mail dos usuários, ou seja, eles já têm uma relação com a sua empresa, não são estranhos.
Quais os modelos de retargeting?
Existem diversas maneiras de usar o retargeting para abordar um usuário que já tenha interagido com a marca. Os modelos atendem aos objetivos do negócio e do planejamento de marketing para atrair leads e aumentar o número de clientes.
Social retargeting
Estratégia de topo do funil de vendas, é usada quando o usuário não visitou o site ou entrou na loja, mas demonstra interesse por serviços ou produtos similares nas redes sociais. Os anúncios são direcionados para essa audiência que apresenta potencial elevado de ser um cliente no futuro.
Site retargeting
Focada nos usuários que já visitaram o site, tendo realizado ou não uma compra, a estratégia almeja causar um novo impacto. Nos anúncios, produtos e serviços complementares são oferecidos, com o cuidado de direcionar apenas para uma audiência que faça sentido, considerando seu comportamento na visita anterior.
Search retargeting
O retargeting de busca, recorre aos dados de navegação de usuários que ajudam a descobrir seus hábitos e comportamentos de pesquisa na web. Assim, os anúncios exibidos têm base nos resultados encontrados com empresas, serviços e produtos semelhantes ao que você oferece.
SEO/SEM Retargeting
Quando um usuário chega ao site por meio de outra página, essa estratégia é usada levando em consideração as palavras-chave de pesquisa. Elas redirecionam o usuário e os anúncios são veiculados com boas práticas de SEO o que aumenta a chance de conversão.
E-mail Retargeting
Caso os usuários tenham interagido por meio da newsletter ou do e-mail marketing, a estratégia de retargeting utilizada gera mais impacto com anúncios vinculados à ação realizada pelo usuário que pode ser a abertura, leitura completa e encaminhamento, por exemplo.
Engagement Retargeting
Empresas com canais de engajamento que utilizam vídeos, flash games e rich media, utilizam essa estratégia para causar um impacto ainda maior na audiência.
Ad Retargeting
Semelhante ao Social Retargeting, porém, voltado para usuários que interagiram com campanhas de mídia online.
Video Retargeting
Esse modelo é utilizado para gerar impacto em usuários que assistiram ou curtiram um vídeo.
Quais são os benefícios do retargeting?
Estratégias de retargeting são vantajosas ao impulsionar a marca de maneira segmentada. Veja alguns dos motivos para investir nessa prática!
Aumento das conversões
A ideia central do retargeting é fazer uma abordagem a usuários que já demonstraram algum interesse no que a empresa vende e estimular a compra. As estratégias de convencimento, quando bem utilizadas aumentam as chances de conversão em vendas.
Reconhecimento de marca
Os anúncios estratégicos de retargeting têm a função de apresentar alternativas e oportunidades diferenciadas aos potenciais clientes. À medida que a interação se intensifica, cresce o reconhecimento e força da marca no mercado, criando uma memória positiva junto ao público-alvo.
Aumento da fidelização
Os anúncios segmentados criam personalização e relevância para os usuários, uma vez que eles já demonstraram algum interesse de compra. A lembrança da marca, a comunicação direcionada e a associação com gatilhos importantes encorajam a audiência a avançar pelo funil de vendas até se tornar um cliente fidelizado.
Como criar um planejamento de retargeting?
Uma boa estratégia de retargeting deve ser pensada com calma e cuidado, para que os anúncios tenham o alcance desejado. É importante se preparar para implementar ações que sejam efetivas e gerem bons resultados.
Trouxemos algumas sugestões de etapas!
Defina seus objetivos
O primeiro passo é saber o que você pretende alcançar com as estratégias de retargeting e estabelecer objetivos concretos. São muitas as possibilidades:
- geração de leads;
- aumento das vendas;
- impulsão do engajamento;
- incentivo ao cadastro na newsletter;
- estímulo à compra de um produto específico.
Identifique seu público
Saiba quem é o seu público-alvo antes de criar e veicular anúncios por retargeting, para segmentar bem a estratégia e ter maiores chances de retorno. A definição da persona para chegar ao cliente ideal, pode fazer total diferença, já que é possível considerar informações reais e conectar com o perfil semi-fictício e suas características comportamentais desejadas.
Escolha as plataformas de anúncios
Plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads são boas opções para fazer retargeting. Cada uma delas possui funcionalidades e especificidades, por isso, analise bem e escolha o que estiver mais alinhado com seus objetivos relacionados à estratégia de retargeting.
Crie anúncios relevantes
A relevância é um aspecto muito abordado no marketing digital em todos os tipos de canais e conteúdos. Para aproveitar bem a segmentação é preciso oferecer algo que seja, de fato, interessante para os usuários e estimular o avanço da jornada de compras.
Monitore e ajuste suas campanhas
Toda campanha deve ser planejada, executada e acompanhada de perto para mensurar os resultados. O retargeting demanda um período de veiculação, que em seguida deve ser avaliado para apurar o que está dando certo e o que precisa ser ajustado.
Existem diversas métricas que podem ser usadas nesse processo como taxas de cliques e de conversão, por exemplo, e serão definidas de acordo com os objetivos da sua campanha de retargeting.
Conte com suporte especializado
Contar com a expertise de uma agência de marketing para criação de anúncios de retargeting vai poupar tempo e dinheiro. O time de especialistas, acostumado a utilizar essa estratégia de campanha no planejamento dos clientes, saberá definir onde e como aplicar o retargeting para ter bons resultados.
Traçar o resgate para retomar o engajamento no site e estimular o avanço pelo funil de vendas é o grande foco do retargeting. Uma proposta com envio de anúncios segmentados capaz de reacender o interesse dos usuários pelo que a sua empresa vende, o que pode ser uma grande vantagem competitiva.
Se você gostou deste post, aproveite para conferir mais um conteúdo sobre o plano de mídia e como criar um planejamento de anúncios digitais eficientes para a sua empresa!