ArtigosMarketing por geolocalização: Como segmentar seu público pela localização?

Marketing por geolocalização: Como segmentar seu público pela localização?

Marketing por geolocalização permite personalizar campanhas de marketing com base na localização do seu público. Essa segmentação aumenta a relevância das suas mensagens, alcançando os usuários no momento e lugar certos, com ofertas locais e anúncios direcionados.

 

Para serem efetivas, as campanhas de divulgação da marca demandam estratégias e ações alinhadas e direcionadas ao público certo. O marketing por geolocalização é um importante recurso de segmentação local capaz de alavancar as vendas.

A globalização abriu um leque de possibilidades comerciais impulsionadas pela transformação digital e fortalecimento da presença online. Concentrar as ações em uma região específica pode gerar mais oportunidades, sobretudo para negócios B2B.

Neste conteúdo, além do conceito e funcionamento do marketing por geolocalização, falaremos sobre os benefícios e importância dessa estratégia. Continue lendo e veja como usar esse tipo de marketing para vender mais pela internet!

O que é marketing por geolocalização?

Consiste na estratégia de segmentação de público desenvolvida para uma região específica. Nela, as ações são personalizadas, levando em conta o perfil de consumidores B2B ou B2C, visando maior alcance das campanhas de marketing.

Como funciona o marketing por geolocalização?

No marketing por geolocalização a ideia é otimizar as campanhas para alcançar o consumidor local e aumentar as chances de transformar um prospect em cliente. Entre as funcionalidades utilizadas para analisar as características do público de uma região, três se destacam:

Geomarketing

Utiliza ferramentas digitais combinadas com tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica para análise do público-alvo, permitindo identificar a região de presença mais abrangente para definição das estratégias de vendas, envolvendo ideias de prospecção e potencial de consumo.

Geoprocessamento

Considera os dados georreferenciados por meio de softwares e técnicas que permitem coletar, ler, tratar e analisar as informações geográficas. Para isso, são utilizadas tecnologias e geotecnologias como GPS, redes Wi-Fi, endereços IP, cartografia, sensoriamento remoto por satélite.

Geobehavior

Usada para descrever o comportamento do consumidor no perímetro da sua localização geográfica. É uma forma eficaz de perceber como a localização pode afetar as escolhas e decisão de compra do público analisado.

Como utilizar o marketing por geolocalização?

Com a ajuda da tecnologia é possível aproveitar a geolocalização para desenvolver estratégias mais personalizadas de marketing. Para isso, algumas ferramentas e aplicações servem de base para explorar as potencialidades desse tipo de marketing. Acompanhe!

Geofencing

A oferta de conteúdo em tempo real conforme a movimentação do usuário é possível graças à captação pelo GPS. As informações sobre produtos, descontos e promoções podem ser enviadas por meios de contato disponibilizados como SMS, e-mail ou notificação no dispositivo móvel.

Check-ins

A aplicação bastante usada nas redes sociais permite marcar a localização de um usuário em determinado momento. O acesso gratuito ao Wi-Fi estimula o check-in na rede social do estabelecimento viabilizando o alcance por meio da captura e registro de contato.

Geotagging

A marcação da localização é feita pelo usuário ao chegar em um estabelecimento ou evento, ativar a geolocalização por meio de redes sociais como Instagram e Facebook. A partir daí, o usuário pode receber promoções e ofertas e ser convidado a visitar locais devido à proximidade do endereço.

Geotargeting

A funcionalidade utiliza dados como país, cidade ou bairro onde as pessoas nasceram, moram ou trabalham, para fazer a segmentação de público, focando em dados que sejam importantes e úteis para as ações de marketing.

Plataformas de mídia paga como Instagram Ads, Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads que utilizam as informações regionais podem auxiliar esse levantamento, após a seleção de locais desejados para compor as análises.

Quais os benefícios do marketing por geolocalização?

O marketing por geolocalização é valioso ao coletar informações sobre o público regional, desde que os dados sejam filtrados e processados da forma correta para que a empresa consiga planejar e desenvolver ações que sejam mais efetivas nas localidades com maior potencial de negócio e capacidade de vendas.

Além disso, o marketing por geolocalização pode oferecer vantagens significativas, especialmente dentro da jornada de compra B2B, como:

  • aumento da relevância das campanhas;
  • melhoria na experiência do cliente;
  • economia de recursos.

Como fazer marketing por geolocalização?

Com as ferramentas certas, profissionais capacitados e estratégias bem alinhadas é possível planejar e criar campanhas de marketing com foco local. Veja o que você pode desenvolver na sua empresa para atrair mais público e aumentar o engajamento da sua marca sem ter que ir muito longe.

Anúncios geolocalizados

Com a segmentação definida e baseada na localização do usuário é possível traçar estratégias para conectar público e momento ideais. Assim, os anúncios chegarão a consumidores próximos da sua empresa com potencial de se transformarem em clientes.

Ofertas promoções baseados na localização

As promoções, novidades, descontos e benefícios exclusivos atraem consumidores e estimulam a ida ao local para conferir de perto a oferta. Ao enviar mensagens ou notificações push, seja de dentro do estabelecimento ou em localizações próximas, as chances de procura física são maiores.

Geotargeting em redes sociais

O uso de endereços de IP ou GPS por meio da marcação nas redes sociais para chegar a determinada localização dos usuários viabiliza o direcionamento dos anúncios ou conteúdos com ofertas exclusivas que geram interesse e impulsionam a preferência local.

SEO Local

As boas práticas de SEO são, comprovadamente, eficientes para a otimização nos mecanismos de busca. Ao usar a técnica de modo local, o buscador considera a geolocalização captando informações de ferramentas como Google Meu Negócio e Google Maps para conectar os usuários a soluções próximas do endereço onde se encontram e assim, viabilizar a venda.

Para a maioria das estratégias é essencial oferecer conteúdo personalizado e relevante que oportunize a interação local. A mensagem transmitida deve ser poderosa o suficiente para fazer com que o usuário se desloque e queira saber mais sobre o produto ou serviço.

Com as ferramentas certas e o auxílio de uma empresa com soluções especializadas em atrair, engajar e converter usuários e leads em clientes, pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar do marketing por geolocalização — uma oportunidade estratégica de vender mais pela internet e, também, em seu espaço físico, atraindo pessoas e empresas nas proximidades.

Gostou do artigo? Então aproveite e veja como desenvolver um planejamento de marketing completo com as melhores estratégias e assim aumentar as chances de sucesso do seu negócio!

Subir