ArtigosNative Ads: o que é e como funciona a publicidade nativa?

Native Ads: o que é e como funciona a publicidade nativa?

O Native Ads, ou anúncios nativos, são anúncios discretamente integrados ao conteúdo de uma plataforma, como um site de notícias ou uma rede social. Eles se adaptam ao formato e estilo da plataforma, oferecendo uma experiência mais natural ao usuário.

 

A publicidade online é um desafio para as empresas que buscam se destacar e marcar presença em um ambiente tão competitivo. Entre as ferramentas disponíveis para atrair, engajar e envolver o público-alvo está a de Native Ads.   

O uso desse formato de anúncio nas campanhas digitais da marca pode trazer oportunidades e gerar resultados positivos para o negócio. Uma maneira menos agressiva e mais orgânica de se posicionar na web e envolver os usuários com conteúdo relevante. 

Neste post você vai entender o que é, como funcionam os native ads, seus benefícios e tipos. Continue lendo e como tirar proveito desse recurso em sua estratégia de marketing digital!

O que são e como funcionam os native ads?

Conhecido como anúncio nativo é uma forma complementar ao conteúdo de um site ou aplicativo, trazendo ainda mais relevância para o leitor. Seja em um artigo, em um vídeo ou no feed de notícias, eles aparecem de modo sugestivo, com uma aparência mais orgânica, trazendo uma ideia de continuidade. 

A experiência agradável aumenta a possibilidade de interação do usuário e as chances de permanência na página. Esses anúncios são mais sutis, que não se parecem com anúncios, devido à relação com o conteúdo consumido naquele momento. 

Imagine, por exemplo, um usuário buscando dicas em um blog sobre fazer um roteiro de viagens econômico. Ao final do conteúdo, um native ad pode ensinar como comprar passagens aéreas baratas em baixa ou alta temporada. 

A probabilidade é que o usuário continue na página, pois as informações são relevantes  úteis para seu objetivo de viagem. Para isso, a segmentação do público deve ser feita antecipadamente para que os anúncios sejam direcionados para o público certo.

Qual é a diferença entre native ads e outros tipos de publicidade?

Os native ads não deixam de ser anúncios e ter um foco na conversão de novos clientes, mas traz diferenças para as campanhas criadas em outras plataformas. A principal delas é o momento e a forma em que os anúncios são expostos e disponibilizados para a audiência. 

A sutileza desses anúncios faz com que o usuário seja envolvido pela sugestão de consumo do conteúdo sem se sentir obrigado. Ele avança em sua jornada de busca sem perceber que está sendo conduzido pela estratégia de marketing a uma decisão favorável para a marca.

Quais são os benefícios dos native ads?

Existem muitos motivos para utilizar e explorar os recursos dessa estratégia em uma campanha de marketing digital. Veja algumas vantagens da publicidade nativa!

Experiência do usuário

Um dos grandes diferenciais dos anúncios nativos é que eles geram uma experiência mais agradável para o consumidor. Mais do que promover uma oferta ou demonstrar produtos, a forma leve de condução não obriga o usuário a uma ação, o que pode estimular sua decisão a favor da campanha.

Maior engajamento

A taxa de aceitação desse tipo de anúncio é elevada, já que o usuário acessa um conteúdo complementar, se engajando ainda mais com a campanha. De modo geral, o público já chega engajado na página e se torna ainda mais com a forma como os native ads são implementados.

Atração de novos visitantes

A publicidade nativa pode gerar mais audiência para a página, sobretudo, de pessoas que ainda não conhecem a marca. Com a segmentação, os anúncios atraem visitantes e leads com potencial real de se tornarem clientes.

Não podem ser bloqueados

Como são inseridos de modo orgânico na página, os native ads não podem sofrer bloqueio de ferramentas ad-blocks.

Quais os tipos de Native Ads?

Existem dois principais formatos de veiculação dos anúncios nativos: 

  • vídeo – são alternativas usadas para envolver visualmente a audiência por meio de histórias;
  • display – como elementos que se mesclam ao design da plataforma de exibição, podem aparecer discretamente como artigo patrocinado, banner ou conteúdo recomendado.

Como planejar uma campanha de Native Ads?

Toda a qualquer campanha de marketing digital e utilização das estratégias para atrair e converter o público deve ser bem pensada. Veja os passos essenciais para colocar os native ads no ar e ter o sucesso almejado!

Defina metas e objetivos

O primeiro passo é saber o que se deseja com a utilização dos native ads, ou seja, se é gerar tráfego, aumentar as taxas de conversões, fortalecer o branding. A partir daí é hora de traçar as metas para otimizar a inserção dos anúncios nativos no site ou redes sociais da marca.

Conheça seu público

Saber detalhes sobre a audiência que será alcançada permite entender melhor seus hábitos, preferências e necessidades para que os native ads sejam utilizados com mais eficiência. 

Entre as características que devem ser observadas, estão:

  • faixa etária;
  • localização geográfica;
  • nível de escolaridade; e
  • linguagem. 

Essas informações servem para identificar os potenciais interessados nos produtos ou serviços da empresa, bem como auxiliar no planejamento de veiculação dos native ads, desde o formato até o assunto que será abordado.

Defina a oferta

Com objetivos, metas e público estabelecidos é hora de determinar qual será a oferta da sua campanha de native ads. Para isso, é preciso identificar em que estágio da jornada de compra estão os usuários, levando em conta o nível de engajamento, ou seja, que é preciso pensar que nem todas estão preparadas e decididas a realizar uma compra quando entram em contato com a marca.

Aborde assuntos relevantes

A segmentação do público leva ao mapeamento de conteúdo que faça sentido para o usuário, com assuntos de interesse, capazes de apresentar soluções e, até mesmo, resolver problemas. 

O uso de palavras-chave específicas, imagens atrativas e aplicação de boas técnicas de SEO, alinhado ao perfil do público segmentado, aumentam as chances de sucesso.

Monitore e otimize sua campanha

Toda campanha de marketing deve ser acompanhada e monitorada regularmente, para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Portanto, recorra a métricas relevantes para mensurar, medir e avaliar o desempenho dos native ads: 

  • taxa de conversão;
  • taxa de cliques;
  • tempo de visualização;
  • retorno do investimento;
  • engajamento social.

Quais as melhores ferramentas de Native Ads?

Para as estratégias de campanha de native ads existem diferentes plataformas que viabilizam a criação dos anúncios, com características e particularidades que devem ser avaliadas e alinhadas com os objetivos e oferta do seu planejamento.

Taboola 

A plataforma de native ads mais usada no Brasil e no mundo possui um mecanismo que direciona os anúncios conforme o contexto, região e dados demográficos e permite a inclusão do conteúdo em sites como MSN, Estadão e Terra.

Outbrain

Também com alta demanda de utilização, essa plataforma permite a veiculação de anúncios em sites de revistas como Editora Abril, Veja, Exame, Editora Globo, que são espaço com intenso tráfego o que potencializa a atração e conversão de visitantes e leads.

AdNow

Pouco conhecida no Brasil é amplamente utilizada por grandes plataformas de e-commerce na promoção de produtos e serviços, como AliExpress, e-Bay e Amazon.

UOL ADS

Com um sistema inteligente de segmentação, as opções e investimentos são personalizáveis, para implementação de anúncios em sites como Rolling Stone, Folha de São Paulo, Band, entre outros.

Revcontent

Com a promessa de geração de tráfego entre 30% e 50% mais do que outras plataformas é mais usada fora do país, tendo como sites de destaque Forbes, Walmart e Nasdaq. 

A abordagem sutil, relevante e complementar focada na boa experiência é um potente diferencial competitivo. Com a ajuda de um parceiro especializado como a Tudonanet você pode criar uma campanha de anúncios digitais eficientes. 

Gostou do post? Então aproveite para saber como criar sua campanha passo a passo com um plano de mídia bem elaborado!

Subir