Redes sociais B2B: Como utilizar as redes sociais no seu negócio B2B?
Redes sociais B2B são ferramentas essenciais para conectar empresas e gerar leads qualificados. Elas ajudam a aumentar a visibilidade da marca, construir autoridade no mercado e engajar clientes potenciais com conteúdo relevante.
Nos últimos anos, o ambiente online se tornou forte aliado das empresas na divulgação de serviços e venda de produtos. Se tratando das relações empresariais, para atrair o público certo, é fundamental escolher bem as redes sociais B2B ao fazer anúncios.
As mídias aumentam a presença digital e a visibilidade da marca, gerando leads com maior potencial de conversão. Em um cenário altamente competitivo, se destacar é um desafio contínuo, o que exige esforços alinhados entre os times de marketing e vendas.
Neste conteúdo listamos e apresentamos as melhores redes sociais para anunciar uma empresa que vende no modelo business to business. Continue lendo e veja como criar estratégias de divulgação em cada uma delas!
-
-
- Qual a importância das redes sociais para o meu negócio?
- Quais redes sociais são mais eficazes para negócio business to business?
- Como criar uma estratégia de redes sociais para empresas B2B?
- Quais são os erros mais comuns de empresas B2B nas redes sociais?
- Como aumentar o engajamento nas redes sociais e gerar leads?
-
Qual a importância das redes sociais para o meu negócio?
As redes sociais fazem parte do cotidiano pessoal e comercial, com foco direcionado a diferentes tipos de engajamento, sendo ferramentas indispensáveis para empresas B2B. Suas ações e anúncios estratégicos ajudam a gerar e converter leads, além de construir autoridade no mercado, fortalecendo a imagem da marca.
O acesso a conteúdo relevante, com informações sobre os produtos e serviços, destacando a qualidade e diferenciais pode estimular uma decisão favorável de compra. A rede certa tem o poder de desenvolver um relacionamento próximo e saudável com clientes potenciais.
Quais redes sociais são mais eficazes para negócio business to business?
As redes sociais possuem características e objetivos específicos, podendo ou não se alinhar às estratégias empresariais de vendas. Antes de criar e fazer publicações é essencial conhecer cada uma delas e saber como podem interessar o público B2B.
Dessa forma, será mais fácil identificar as mídias com potencial de impacto e alcance do público desejado, aumentando as chances de conversão e alavancagem do faturamento. Confira!
A rede social focada em negócio e emprego reúne mais de 850 milhões de usuários, com o propósito de conectar profissionais, sendo a mais recomendada para negócios B2B. Por meio das publicações muitas empresas conseguem apresentar seus produtos e serviços, em conteúdos educativos que estimulam a geração e conversão de leads.
Nela é possível fazer marketing B2B, com conteúdo orgânico ou pago, dentro da própria plataforma ou fomentar o tráfego para blogs, sites empresariais ou outras redes da marca. A comunicação é ágil, direta e efetiva, uma vez que grande parte dos usuários está em busca de interação que pode resultar em negócios satisfatórios.
X
O antigo Twitter também pode ser usado como rede social B2B, alcançando o público com potencial de se tornar cliente de médio a longo prazo. Embora as mudanças dos últimos anos tenham afetado seu desempenho, ainda é bastante utilizada por executivos, empresários e empreendedores atentos às notícias, tendências e novidades do mercado.
As principais estratégias vinculadas ao X como rede social B2B consistem na divulgação de dados, estudos, pesquisas e resultados. O intuito é atrair leads para conferir os resultados e atestar a credibilidade de determinada marca.
Os anúncios orgânicos e pagos do Facebook, ainda são capazes de conquistar públicos B2B diversos, mesmo com o crescimento de outras redes. É possível fazer segmentações e criar campanhas personalizadas, de acordo com o perfil e demonstração de interesse.
Ao criar uma página corporativa no Facebook a empresa pode formar uma comunidade, promover eventos e aproveitar o espaço para divulgar os produtos ou serviços a partir dos feedbacks e comentários dos usuários participantes.
YouTube
Já a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo é um recurso aliado de negócios B2B, devido à riqueza de detalhes sobre os produtos e serviços. De modo geral, a audiência dessa rede está em busca de conhecimento e detalhes antes de tomar uma decisão de compra.
Os vídeos otimizados para exibição estratégica nos resultados de pesquisas em buscadores como o Google, por exemplo, podem atrair tanto potenciais clientes quanto fornecedores. Uma conectividade ampliada que pode oferecer um tráfego importante para a empresa e estabelecer a autoridade da marca.
Por último e não menos importante, a popularidade do Instagram e sua plataforma ADS voltada para negócios, tem chamado cada vez mais a atenção das empresas B2B. As ferramentas disponibilizadas para o perfil empresarial proporcionam facilidades de interação com o público.
Os posts, os vídeos, as marcações de locais, hashtags e lives ao vivo são alguns dos recursos de relacionamento que podem atrair novos clientes e impulsionar uma marca. A rede tem uma forma mais humanizada de veicular as campanhas, gerando mais proximidade entre usuários e empresas.
Como criar uma estratégia de redes sociais para empresas B2B?
Qualquer estratégia de marketing e vendas deve ser bem pensada para que todo o investimento, de tempo e dinheiro, seja recompensado. Para a divulgação nas redes sociais B2B sugerimos um passo a passo simples, porém eficaz:
Planejamento
A primeira ação é planejar uma campanha com definição de objetivos e metas, público e linguagem, entre outros. É fundamental que a empresa saiba o que deseja alcançar com as redes sociais, para desenvolver conteúdos alinhados com seus propósitos.
Conhecer bem o público-alvo, estabelecer metas claras e observar o que a concorrência está fazendo ajuda a formular uma atuação mais consistente e serve de base para o próximo passo.
Escolha das redes sociais certas
Com o planejamento montado e todos os elementos importantes para dar início às estratégias de marketing é hora de decidir as redes sociais mais apropriadas e condizentes com os valores que a marca deseja transmitir para seu público.
O LinkedIn costuma ser comum a maioria, no entanto, enquanto o YouTube gera mais resultados para um segmento, o Instagram pode ser ideal para outro. Pode ser que todas as redes sejam interessantes e para descobrir, analise as características e propostas individuais, para entender a jornada de compra B2B e se fazem sentido em um contexto unificado.
Calendário editorial
As redes sociais exigem constância nas publicações e interações, considerando sua conectividade instantânea 24 horas por dia. O calendário define o cronograma das campanhas e anúncios, separado por redes sociais, para garantir que a regularidade não seja falha ou perdida ao longo de um período.
Um modo eficiente de garantir o controle das publicações de conteúdo em diferentes mídias e fornecer dados para análise. O calendário editorial pode incluir ações pagas ou gratuitas e seu acompanhamento permite visualizar as melhores estratégias.
Mensuração de resultados
Analisar e medir os resultados das campanhas e anúncios em redes sociais é imprescindível para identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Assim, o time responsável consegue mapear as estratégias com maior índice de efetividade e fazer correções em tempo hábil.
Entre as principais métricas, estão:
- alcance – leva em conta o % de pessoas atingidas dentro do público-alvo total;
- engajamento – calcula o número de interações dividido pelo alcance,
- leads gerados – quantidade de pessoas que demonstraram interesse prático no conteúdo oferecido (landing pages, popups, cadastro em promoções, inscrição em newsletter);
- ROI – cálculo da receita gerada – custos e investimentos / custos e investimentos.
Quais são os erros mais comuns de empresas B2B nas redes sociais?
Alguns erros podem comprometer todo o planejamento de marketing para redes sociais B2B, gerar resultados negativos e prejuízos financeiros. Na lista dos mais comuns, evite ao máximo:
- inconsistência e regularidade nas publicações;
- priorização do alcance, deixando o engajamento de lado;
- projeção de resultados instantâneos;
- uso inadequado das métricas;
- uso das redes sociais como um canal de resposta direta;
- geração de conteúdo igual para redes sociais diferentes.
Como aumentar o engajamento nas redes sociais e gerar leads?
O conteúdo educativo e técnico é um dos principais trunfos do marketing para redes sociais B2B. O público empresarial deseja ser convencido de que o produto ou serviço de determinada marca é o melhor investimento em todos os sentidos.
Muitas objeções de vendas ocorrem quando o tomador de decisão não se sente seguro o suficiente, o que, no ambiente online, começa pela relevância do conteúdo. Portanto, a divulgação nas redes sociais em um relacionamento comercial vai muito além de soltar publicações e anúncios diários, enchendo a plataforma de conteúdo.
As redes sociais B2B têm grande apelo junto ao público, quando usadas de maneira correta, prezando pela qualidade ao invés de quantidade. Ter uma interação regular, com novidade e autoridade pode trazer mais resultados e vantagem competitiva para a sua empresa.
Se você gostou deste conteúdo e deseja planejar as campanhas e ações para ajudar sua empresa a vender mais, aproveite e saiba mais sobre o marketing B2B e como se valer das suas estratégias!