ArtigosLoyalty B2B: Como promover a retenção e fidelização de clientes B2B?

Loyalty B2B: Como promover a retenção e fidelização de clientes B2B?

A fidelização de clientes B2B pode ser promovida por meio de um bom atendimento, comunicação constante, ofertas personalizadas e programas de recompensas. Essas ações garantem uma relação de longo prazo, aumentando a confiança e a continuidade dos negócios com clientes corporativos.

 

A jornada de compra empresarial é mais complexa, por isso requer estratégias de retenção e fidelização de clientes B2B mais consistentes. Para construir relacionamentos de confiança com esse público é preciso oferecer diferenciais competitivos. 

É importante que o cliente se sinta satisfeito e, de alguma forma, recompensado por acreditar e manter negócio com uma marca. Investir em um bom plano de loyalty potencializa o vínculo de longo prazo. 

Neste post falaremos sobre a importância de fidelizar os clientes B2B, mostrando a correlação entre o custo de aquisição e a retenção. Continue lendo e veja como adotar estratégias de marketing e comunicação para fortalecer os laços!

Por que a fidelização de clientes é importante em B2B?

O avanço das negociações comerciais é impactado por diversos fatores, desde a variedade de ofertas no mercado até a objeção de vendas. Vender para empresas demanda estratégias mais elaboradas, alinhadas com os interesses de ambas as partes. 

A fidelização em B2B promove a longevidade ao criar relações comerciais sustentáveis, o que é fundamental para a estabilidade do faturamento e sobrevivência de um negócio. A receita recorrente traz mais segurança, impulsionando a realização de projetos e o lançamento de novos produtos.

Custos de aquisição versus retenção

De modo geral, a retenção dos clientes existentes é mais econômica e estratégica, comparado aos custos e esforços da aquisição. A atração de novos clientes envolve investimentos mais robustos tanto de tempo quanto de dinheiro. 

Os clientes fiéis e satisfeitos tendem a ser promotores naturais da marca, aumentando as chances de aquisição orgânica.Quando o cliente já se encontra fidelizado, os gastos com as estratégias de marketing como eventos e mídia paga, por exemplo, são reduzidos.

Como fidelizar clientes B2B? Ações práticas e eficientes

Após a conquista de um cliente, a relação comercial exige atenção e cuidado para que permaneça atrativa. Nas empresas, por mais que os responsáveis pela compra tenham simpatia e preferência por um fornecedor, prevalece a relação de custo-benefício.

Selecionamos algumas dicas com táticas para colocar em prática na sua empresa que contribuem com a retenção e fidelização de clientes! 

Melhoria do atendimento pós-venda

Se uma venda é considerada bem-sucedida quando o cliente faz a recompra, a fidelização vai muito além. O processo deve ser contínuo, sobretudo para clientes B2B que podem ser abordados por concorrentes com uma oferta mais interessante. 

É primordial estabelecer uma comunicação regular, para entender se as necessidades estão sendo supridas e como a empresa pode ajudar o cliente em seus desafios. Uma conduta que demonstra real interesse fora do ciclo de vendas ativo é capaz de aumentar a lealdade do cliente.

Criação de programas de recompensas

O que os clientes ganham por serem fiéis à sua empresa? Além da qualidade dos produtos ou serviços, preços competitivos e condições facilitadas de pagamento – concorrentes também oferecem – qual a vantagem em continuar fazendo negócio? 

Uma boa política de recompensa, com programas que contemplem os clientes de todos os tipos pode resultar em uma experiência única. Ter acesso a um produto com exclusividade, descontos significativos ou brindes conectados à usabilidade são algumas possibilidades. 

O cliente fidelizado não pode se sentir apenas um número dentro da carteira, pelo contrário, a relação contínua e de longa data merece um lugar de destaque. O tratamento VIP para quem está há muito tempo negociando com a sua empresa, faz total diferença.

Personalização de ofertas

Na jornada de compra B2B é preciso conhecer a fundo o perfil, necessidades e expectativas dos clientes. Quanto maior o conhecimento, melhores as oportunidades de personalizar as ofertas, com base no que cada cliente precisa para impulsionar seu negócio. 

Surpreenda o cliente com propostas de valor, de acordo com seu histórico de compras ou tendências do mercado. Coloque a empresa e equipes à disposição, tanto na rotina quanto para eventuais emergências.

Monitoramento de uso de produtos

Não basta apenas vender, mas assegurar que o produto está atendendo o cliente em todos os aspectos, validando o custo-benefício. A fidelização de clientes B2B depende da satisfação contínua, por isso, é tão importante saber o grau de eficiência do produto para manter o padrão de qualidade ou fazer ajustes. 

Coloque em prática estratégias de user experience alinhadas à satisfação com foco no Customer Experience. Medir o sucesso de um produto ou serviço e como o cliente enxerga sua eficiência como usuário permite se antecipar a situações que possam abalar a confiabilidade da relação comercial.

Feedback contínuo

A complexidade das vendas B2B engloba a percepção que o cliente tem da empresa, seus produtos ou serviços. Uma das melhores formas de saber como o cliente se sente e conhecer suas necessidades é por meio dos feedbacks. 

As possíveis reclamações, sugestões ou relatos de usabilidade permitem avaliar sua empresa em um contexto mais amplo. Ouvir o cliente não só gera insights importantes sobre as práticas de vendas, como coloca o cliente no centro do negócio para alinhar ainda mais suas expectativas.

Quais são os principais desafios na fidelização de clientes B2B e como superar esses obstáculos?

A concorrência e possíveis mudanças nas necessidades do cliente são alguns dos desafios enfrentados na retenção e fidelização de clientes B2B. Em um mercado tão competitivo pode ser difícil se manter como primeira alternativa de fornecedor por longo tempo.

No entanto, com as iniciativas sugeridas no tópico anterior é possível superar esses obstáculos e manter a parceria. Se tratando das ações de marketing e vendas é preciso acompanhar o cliente de perto, evitando brechas para a abordagem dos concorrentes ou insatisfação do cliente.

A análise de dados pode ser utilizada para personalizar ofertas e antecipar necessidades, aumentando a retenção. O uso de métricas como taxa de retenção, NPS e Customer Lifetime Value (CLV) ajuda a medir e melhorar a fidelização.

A fidelização de clientes B2B demanda atenção personalizada e exclusiva, pensando na resolução dos problemas e satisfação contínua  e individualizada. Para isso, considere implementar soluções tecnológicas como CRM e automação de marketing que facilitam o processo de retenção.

Se gostou do post, aproveite para saber como criar e implementar estratégias de marketing B2B para garantir uma comunicação eficiente com o público que sua empresa deseja atrair, reter e fidelizar!

Subir